sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mecanismo para acionamento da quilha retrátil

Agora estou preocupado com o mecanismo de acionamento da quilha retrátil do Pantanal. Alteramos o projeto original para colocar um bulbo com o dobro do peso (400Kg). No total, a quilha deverá pesar cerca de 500kg. O projeto original sugeria um mecanismo com moitões e cabos levantando a quilha pelo convés. Agora, além do incoveniente de atravessar o cabo pelo teto do convés e colocar um pino atravessando a caixa da quilha para travá-la, há o problema do peso bem maior a ser sustentado pelo teto do convés.
Temos a tendencia a tentar resolver todos os problemas relacionados a força em um veleiro com moitões e cabos. Mas como o mercado resolve isto? Quando é necessário a aplicação de grandes forças, em geral se utiliza cilindros hidráulicos.
Tenho pesquisado intensivamente algum dispositivo hidráulico que sirva para levantar a quilha, mas não encontro no mercado. Encontrei dispositivos hidráulicos para levantar e embutir TV em armários de barcos, a preços bem razoáveis, mas nada para levantar uma quilha. Se eu quiser, terei que mandar fazer, a um custo bem maior.
Todo veleiro tem quilha, muitas delas retráteis. Pouquíssimos barcos têm TV embutida. Então porque tem dispositivo pronto no mercado para TV, mas não tem para quilha???
A resposta parece bem evidente para mim: como o mercado é regido pela demanda, a conclusão é que a demanda para TV embutida em lanchas é bem maior que para quilhas de veleiros, que em geral são acionados por soluções amadoras...
Moral da estória: como os velejadores preferem resolver por conta própria seus problemas, normalmente para economizar, acabamos pagando bem mais quando precisamos de soluções eficazes.

4 comentários:

  1. Ja pensou em utilizar quincho elétrico , como os usados em veículos ( jeeps) ?Ricardo advassoc @ hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Esta foi a solução que acabei adotando, Ricardo.
    Um guincho elétrico da Dutton-Lainson. Abcs!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Fiz um sistema hidráulico para levantar a quilha de um skipper 21. Ficou ótimo. Posso ajudar no seu projeto.
    Moura.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Moura, mas já adotei a solução do guincho elétrico.
    Mas fiquei curioso com a sua solução. Pode detalhar ela?
    Abcs.

    ResponderExcluir