sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Construindo o meu Pantanal 25


Criei este blog para compartilhar com todos que gostam da vela e, por um motivo ou outro, precisam encontrar soluções para problemas comuns enfrentados em veleiros, seja na manutenção ou construção - que é o meu caso!...

Em março de 2009 iniciei o projeto da construção do meu primeiro veleiro cabinado para navegar no oceano. A idéia era - e continua sendo - ter nele nossa casa de praia e ao mesmo tempo nosso barco para velejar até onde os ventos nos levarem... Seria necessário um veleiro para quatro pessoas: eu, minha mulher e nossos dois filhos.

O primeiro passo foi a escolha do veleiro que melhor se encaixasse em nossas necessidades. A escolha recaiu no Pantanal 25, um projeto novo do Cabinho que combina um casco ágil e linhas modernas com a versatilidade conferida pela quilha retrátil e mastro pivotante, ou seja: dá para navegar em águas rasas e transportar o barco de carro a praticamente qualquer lugar. Além disso ele tem um amplo interior, com banheiro fechado e dois camarotes, com capacidade para 4 pessoas passarem o dia e dormir confortavelmente.

O segundo passo foi como adquiri-lo: comprar um usado, encomendar a um estaleiro, encomendar apenas casco e convés (kit) e montá-lo sozinho, ou construir todo ele eu mesmo, de forma amadora! Essa ultima opção sempre me foi assustadora. Não sou um velejador experiente e acredito que mesmo velejadores experientes não têm como construir bons veleiros dentro de prazos e custos aceitáveis. Acho que vale a pena explicar um pouco mais este meu ponto de vista porque isto pode parecer óbvio para a maioria, mas para a comunidade envolvida na construção amadora (que hoje faço parte) isto pode parecer uma afronta!... Mas se encararmos que o prazo médio de construção varia de 4 a 10 anos e os custos e recursos do projeto são muito difíceis de controlar, aí acho que dá para entender que isto não é aceitável para a maioria. Por outro lado, acho importante discutir isto porque estimular o mito do "do-it-yourself" ao extremo acaba por vezes prejudicando o próprio mercado da vela.
Minha decisão foi laminar casco e convés do barco a partir dos moldes do Pantanal disponíveis com o Ronaldo, da Coopermarine. Ficou melhor ainda: aluguei o molde e tive o serviço de laminação executado por profissionais a custos acessíveis, já que a Coopermarine é uma conceituada cooperativa de profissionais da área náutica, especializados em manutenção e reparos de barcos no Guarujá/SP. Além da laminação, o Ronaldo poderia encaminhar profissionais para os serviços de hidráulica, elétrica e outros, de acordo com a fase de construção.

O terceiro e longo passo é o que estamos até hoje. Escolhido o veleiro e a forma de aquisição ou, no caso, o modelo de construção, passei a suprir a Coopermarine com os recursos necessários para cumprir cada etapa da construção do Pantanal. Até o momento, isto tem se traduzido em fornecer os insumos necessários para a laminação de casco, convés, anteparas, mobilia interna e liner.
Em computação tem um ditado que diz que a implementação de um projeto de software é 10% inspiração e 90% transpiração. Pois é... não é só na computação, não... rsss.
Inicialmente a previsão era construir o veleiro em, no máximo, 3 meses, a um custo total de cerca de R$ 65mil, completo, com velas, carreta e motor. Mas logo no início deu pra ver que os custos seriam o dobro do estimado...

7 comentários:

  1. Olá meu parceiro !!!
    Tudo o que vc escreveu é a mais pura verdade. Estamos nessa juntos, ou melhor, vc é o primeiro, o Ademir o segundo e eu o terceiro. As vezes chego a pensar: "Oque que eu tinha que me meter nisso, tava tão quietinho"...rs...rs...Todos os aventureiros passam por isso. Gostamos de desafios e vamos chegar lá no pódio. Vc em 1° lugar, o Ademir em 2° lugar e eu em 3°amargando o bronze...rs...rs... Não vejo a hora de ancorar-mos bordo a bordo, assar uma carne e beber cerveja...rs... Até lá !!! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelino, seu blog vai me ajudar muito, pois também entrarei na aventura de construir um pantanal 25. Pode me dizer quanto custou apenas o casco e convés? Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar as informações. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mário, no nosso caso, somando todos os custos, apenas casco e convés saiu por volta de R$40 mil

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcelino, no site do Cabinho foi anunciado que teu barco já estaria pronto....é verdade? vais mostrar no teu site?
    Estamos fazendo um Pantanal aqui em Porto alegre
    abraço
    Gabriel von der Heyde
    pantanal25destemido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gabriel, perdão pelo enorme lapso entre tua pergunta e a minha resposta. O blog ficou longo tempo mesmo sem manutenção, que espero não ocorrer mais, já que agora sim que meu barco está pronto! :)
    Vi teu site e parabéns pela iniciativa e coragem em construir um barco de forma totalmente artesanal. Olha, você é um herói!!
    Conte comigo para qualquer dica que precisar! Grande abraço!
    Marcelino.

    ResponderExcluir
  6. Marcelino parabéns pela realização do sonho e é muito bom ver a familia curtindo o momento, não vejo a hora disso acontecer para mim também. Boas velejadas é o que desejo. Vou continuar acessando teu blog quero ver o Anarquia voando com o gennaker
    Forte abraço
    Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ver as experiências dos outros pois não tenho muita noção de uma empreitada como esta. O Pantanal 25 foi projetado para construção amadora com estrutura em espuma de PC para ser laminada de forma amadora, com as formas ele é laminado muito mais facilmente e mais rápido, percebi que é mencionado uma diferença no peso final do casco. Logo quando vi o projeto anos atraz fiquei encantado, o motor era elétrico e se bem equipado seria auto suficiente até em água, fantástico, poderia fazer longas travessias. Gostaria de saber o valor de um barco zero pontinho para navegar? Qual empresa você Recomenda? Bons Ventos!

    ResponderExcluir